Programa Imposto de Renda 2020 – Como Baixar o Programa, Como Usar, Quem deve Declarar (Receitanet) – Download

O Imposto de Renda é um tributo federal sobre a renda de cada indivíduo. Anualmente, cada pessoa deve fazer a declaração de seus rendimentos para que o Governo Federal analise sua evolução patrimonial.

Como vantagem, existe o Programa Imposto de Renda 2020 que facilita o processo de declaração de ajuste anual do Imposto de Renda.

Descubra mais sobre esse programa, como fazer o download dele e usá-lo apropriadamente, além de entender quem deve declarar o Imposto de Renda 2020!

Programa Imposto de Renda 2020: O que é e como baixar?

ISENÇÃO IMPOSTO DE RENDA 2019O Programa Imposto de Renda 2020 é disponibilizado gratuitamente pela Receita Federal com o intuito de facilitar o processo de declaração do Imposto de Renda.

Todos os anos, a Receita Federal divulga o programa para fazer essa declaração via internet, sempre com o mesmo atualizado para o ano vigente.

O Programa Imposto de Renda 2020, portanto e de forma óbvia, será usado para declarar o imposto desse referido ano. Lembrando que não mais há necessidade de instalar o programa de envio, pois ele está integrado à plataforma.

O download do programa deve ser feito apenas pelo site oficial da Receita Federal para que você evite download de arquivos errados ou maléficos ao seu dispositivo.

Veja o passo a passo para baixar o Programa Imposto de Renda 2020:

  1. Acesse diretamente o link: https://receita.economia.gov.br/interface/cidadao/irpf,
  2. Nessa página, clique no quadro que especifica ano de “2020”,
  3. Na nova tela, você deve clicar em “Download de Programa”, localizado no primeiro quadro chamado “IRPF 2020”,
    IMPOSTO DE RENDA 2019 ATRASADO
  4. Logo, a nova página pede que você selecione a forma de preenchimento de sua declaração do Imposto de Renda 2020.

Note que você deve escolher, portanto, a plataforma que você irá utilizar para fazer a declaração.

Pelo computador, escolha o sistema operacional do seu dispositivo. Da mesma forma, você escolhe se for realizar a declaração do Imposto de Renda 2020 pelo celular ou tablet.

Ao clicar na opção para você será direcionado(a) para a específica página de download.

No caso dos dispositivos móveis, você já será encaminhado(a) para a loja oficial de aplicativos do seu celular/tablet.

Como usar Programa Imposto de Renda 2020?

Após a instalação do Programa Imposto de Renda 2020, abra-o para iniciar o seu uso.

No próprio programa, procure um ícone que permite que você crie ou declare nova receita. Por curiosidade, caso você tenha declarado o seu imposto no ano anterior, o sistema mesmo irá buscar automaticamente todas as suas informações.

Se o sistema não identificar, é necessário que você preencha os dados com toda a atenção.

Depois de preenchido, informe qual é o tipo de declaração Imposto de Renda 2020 que você deseja realizar à Receita Federal.

O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2020 deve ser respeitado. Por isso, após informar todos os dados que são solicitados, você já será informado(a) sobre a necessidade de pagar ou restituir valores com a Receita Federal.

Quem deve declarar

QUEM DEVE DECLARAR O IMPOSTO DE RENDA 2019De acordo com a Receita Federal, a declaração do Imposto de Renda 2020 é obrigatória em algumas situações, mesmo quando o cidadão não precise pagar o imposto.

O foco da Receita Federal é combater a sonegação de impostos. Os requisitos para descobrir quem deve declarar o Imposto de Renda 2020 são:

  • Cidadãos que optaram pela isenção do imposto sobre a renda incidente sobre o ganho de capital auferido na venda de imóveis residenciais, em que o produto da venda seja aplicado na aquisição de imóveis residenciais localizados no país, em um prazo de 180 dias contados do contrato celebrado,
  • Passou a condição de residente no Brasil em qualquer mês do ano, encontrando-se nessa situação em 31 de dezembro,
  • Posse de bens de direito: cidadãos que terminam o ano base com valores avalizados acima de R$ 300 mil,
  • Quando o cidadão obteve, em qualquer mês do ano, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, que estão sujeitos à incidência de imposto, ou ainda que realizou operações em Bolsa de valores, de mercadorias, de futuros ou outros,
  • Quando o cidadão pretende compensar, ano-calendário anterior ou posterior, prejuízos com a atividade rural de anos-calendário anteriores ou do próprio ano-calendário do ano anterior,
  • Quando o cidadão recebeu rendimento isento, não tributável ou tributável exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil.

Caso você tenha dúvidas ou receio de utilizar o Programa Imposto de Renda 2020, procure um contador de confiança para não manter pendências com a Receita Federal, ok?

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 4

Programa Imposto de Renda 2020 – Como Baixar o Programa, Como Usar, Quem deve Declarar (Receitanet) – Download

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *