Imposto de Renda 2020 Atrasado: Como Declarar, consequências, ajuda

O Imposto de Renda é considerado como uma das mais importantes tributações do Brasil. Seu pagamento é obrigatório e anual para o Governo Federal e varia conforme o nível de renda individual, seja trabalhador, pensionista, beneficiário por fundos ou outra forma de remuneração.

Certos contribuintes podem se deparar com o Imposto de Renda 2020 atrasado. E o que acontece quando isso acontece?

Descubra sobre quais problemas você, como devedor, poderá sofrer com o atraso do IR e como declará-lo da maneira correta.

Como Declarar Imposto de Renda 2020 atrasado?

Imposto de Renda 2020 Atrasado: Como Declarar, consequências, ajuda

Se você descobriu que a declaração do seu Imposto de Renda está atrasada, a sugestão é que você saiba como agir nessas horas.

Por isso, o processo de declaração, mesmo com o Imposto de Renda 2020 atrasado, é bastante simples.

Primeiro, você deverá acessar o site oficial da Receita Federal para fazer o download do programa Imposto de Renda 2020. Esse programa auxilia o contribuinte na realização da declaração atrasada, facilitando o retorno à normalidade de sua situação.

Por isso, confira os passos para encontrar esse programa e iniciar seu processo de declaração simplificada e segura do IR:

Por isso, escolha o programa referente a esse ano, afinal é neste que a declaração está atrasada.

    • Após o download, faça a instalação do programa e o execute;
    • Preencha todos os campos com as informações solicitadas;
    • Quando terminar, envie para a Receita Federal para que o órgão analise a sua declaração do Imposto de Renda 2020 atrasado!

Isso fará com que você volte a ter legalidade com a União após pagar o valor corrigido do seu imposto.

Consequências do Imposto de Renda 2020 Atrasado

Imposto de Renda 2020 Atrasado: Como Declarar, consequências, ajuda

Provavelmente você já está ciente de que qualquer imposto no Brasil, quando pago em atraso, está sujeito à multas, afinal, não é justo com as pessoas que quitam em dia suas obrigações, não é? Exatamente!

Essa é apenas uma das consequências que você poderá sofrer por declarar de maneira atrasada o Imposto de Renda 2020.

A multa do Imposto de Renda 2020 atrasado é de, no mínimo, R$165,74. Tal valor pode ainda ser maior, dependendo da faixa salarial do contribuinte! Ou seja, quanto maior sua renda, maior será a taxa da multa, ok?

Isso se aplica não somente ao cidadão que não está devendo qualquer outro imposto, mas também para aqueles que não obtiveram rendimento no ano que não declarou, mas infelizmente ainda tinham a obrigação de fazer a declaração – pela questão dos bens avaliados que possuem, quando é de um valor igual ou maior de R$ 300 mil.

Caso você seja um dos contribuintes que devia algum imposto, a multa irá ser calculada com acréscimo de 1% do valor total do imposto por mês, acumulando-se até 20%.

Além disso, as consequências abrangem a taxação de juros SELIC até que a dívida for quitada! Caso o tempo de atraso for aumentando consideravelmente, você pode sofrer consequências ainda piores, tais como:

  1. Abertura de investigação sobre sua pessoa: processo administrativo e investigativo que pode levar com você seja condenado (a) a situação de crime de sonegação fiscal;
  2. Declaração de todos os bens ilegais que você possui;
  3. Multa de 150% do valor total do seu Imposto de Renda 2020 atrasado;
  4. Prisão, em alguns casos – com tempo de detenção variando de dois a cinco anos.

Para evitar todas essas situações desagradáveis, fique de olho na data de liberação do programa de declaração do Imposto de Renda 2020 e realize seu processo com cuidado.

É claro que a melhor recomendação é que você evite atrasos no pagamento para não sofrer mais tarde com essas punições citadas e cumprir com seus deveres como brasileiro(a).

Para lhe auxiliar, a Receita Federal indica o uso do aplicativo oficial do órgão, onde permite que todo contribuinte possa visualizar o quanto está devendo ao Imposto de Renda 2020.

No aplicativo, basta você realiza a consulta na opção “Cálculo do Imposto” e depois clicar em “Total do Imposto Devido”.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 9

Imposto de Renda 2020 Atrasado: Como Declarar, consequências, ajuda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *