IMPOSTO DE RENDA 2019 ATRASADO → Como declarar, Consequências

Entregar a Declaração de Ajuste Anual à Receita Federal é o dever de muitos cidadãos brasileiros, pois através deste documento o Governo pode realizar descontar o valor correto sobre os rendimentos dos trabalhadores e empresas brasileiras. Mas o que acontece com os contribuintes que estão com Imposto de Renda 2019 atrasado?


Como todos sabem, deixar de pagar qualquer imposto na data correta poderá trazer alguns problemas ao devedor, e com o IR não poderia ser diferente. Por isto é preciso se atentar quanto ao período de entrega da sua declaração, afina, não é nada legal ficar inadimplente com as tributações cobradas pelo estado.

Elaboramos este artigo com o intuito de ajudar os cidadãos que estão com o Imposto de Renda atrasado e não sabem como resolver este problema. Portanto, continue a leitura do texto a seguir e não deixe que nenhuma informação importante passe despercebida. Vamos lá!

Como declarar imposto de renda 2019 atrasado?


Bom, muitos devem estar se perguntando o que é deve ser feito para declarar o Imposto de Renda atrasado, o que é é normal, afinal, esta é uma situação que qualquer contribuinte responsável se preocuparia. Mas basta entender não existe nenhum tipo de mistério para realizar esta ação.

A Receita Federal disponibiliza anualmente em seu site, um programa que os cidadãos podem estar realizando o download gratuito. Com ele é possível fazer a sua declaração de uma maneira simplificada e mais segura, bastando apenas preencher os campos de acordo com os dados que forem solicitados.

Como este programa passa por atualizações, tudo que o cidadão precisará fazer é acessar o programa referente ao ano em que sua declaração não foi realizada para poder enviá-la. E para facilitar o seu entendimento, acompanhe o passo a passo que elaboramos abaixo:

IMPOSTO DE RENDA 2019 ATRASADO


Passo 01. Primeiramente, o contribuinte deverá acessar o site da Receita Federal – Ministério da Fazenda (idg.receita.fazenda.gov.br).


Passo 02. Após a página carregar, você poderá visualizar os programas disponíveis de acordo com cada ano.


Passo 03. Clique no link que for referente ao ano em que você não declarou o seu Imposto de Renda.


Passo 04. Após realizar o download, execute o programa, preencha os dados corretamente e envie para a Receita Federal analisar a sua declaração.


Pronto! Seguindo os passos acima, você conseguirá declarar o seu Imposto de Renda atrasado sem encontrar maiores problemas. Mas e se mesmo assim o contribuinte não entregar a declaração? Descubra as consequências no tópico adiante.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Consequências do Imposto de Renda atrasado

Assim como ocorre com qualquer imposto, o não pagamento do Imposto de Renda 2019 dentro do prazo gerará uma multa, e punição por não ter feito o pagamento na data correta é de, no mínimo, R$ 165,74. Isto no caso do contribuinte não estar devendo nenhum imposto.

Melhor dizendo, isto também se aplica ao cidadão que não obteve rendimento no ano que não declarou, mas, tinha a obrigação de declarar por possuir bens avaliados em 300.000 reais ou mais.

IMPOSTO DE RENDA 2019 ATRASADO

Já os contribuintes que deviam algum imposto, esta multa será calculada em 1% ao mês, podendo ter um teto de até 20% do imposto devido. E além desta porcentagem, ainda existem os juros Selic até que a dívida seja quitada.

Com o aplicativo da Receita o contribuinte consegue saber o quanto ele está devendo ao IR , bastando realizar a consulta na opção “Cálculo do Imposto”, e em seguida em “Total do Imposto Devido”. Por fim, basta preencher a declaração.

O que acontece se não pagar o Imposto de Renda?

IMPOSTO DE RENDA 2019 ATRASADO

Se ainda assim uma pessoa física não entregar a declaração de rendimentos, ela se enquadrará como sonegador de impostos. Isto trará grandes problemas para o devedor, pois, além da multa por não declarar o Imposto de Renda, resultará também na cobrança do fisco sobre a renda do mesmo.

Todos os bens não declarados serão considerados como injustificados, passando a ser tributáveis, além de receber uma multa de 150%. E nos piores casos, o cidadão sofrerá um processo administrativo e uma investigação será aberta contra o próprio, podendo ser considerado situação de crime de sonegação fiscal. A punição é de cinco à dois anos de prisão.


Declarar os rendimentos anuais para a Receita Federal é o dever de muitos cidadãos brasileiros, mas, ainda assim existem pessoas que acabam se esquecendo e deixam o Imposto de Renda 2019 atrasado. Sorte que com nossas dicas, agora você já saberá o que fazer para regularizar a sua situação.

Depois de ter acompanhado o nosso conteúdo, esperamos que não tenha restado nenhum tipo de dúvida. Mas caso tenha alguma pergunta a fazer, deixe o seu comentário abaixo e aguarde que responderemos assim que possível. Obrigado!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

IMPOSTO DE RENDA 2019 ATRASADO → Como declarar, Consequências

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *