Consulta Imposto de Renda 2020 – Lotes, Data de Restituição, Como Consultar

Quem recebe um valor anual igual ou superior à R$22.847,76 deve declarar o Imposto de Renda no ano seguinte dentro do prazo estipulado (até o mês de abril). Contudo, ao invés de apenas pagar, em algumas situações os contribuintes possuem valores a receber, a chamada Restituição do Imposto de Renda.

Isso acontece porque em alguns casos o cidadão brasileiro acaba pagando mais do que devia. Ou ainda há várias deduções como em casos médicos que diminuem o valor do IRPF que deveria ser pago. Dessa forma, quando o valor retido da fonte já foi mais que o suficiente para pagar o seu imposto, a Receita Federal devolve essa diferença corrigida. Para entender melhor e deixar tudo muito claro, prossiga com a leitura!

Restituição do Imposto de Renda 2020: Como consultar?

Existem algumas formas de consultar a Restituição do Imposto de Renda 2020. Primeiramente, saiba que assim que fizer sua declaração, o programa irá calcular e logo você terá as informações dizendo o que terá que pagar ou o que tem para receber. O que contribui nas deduções e diminuem o valor que deve ser pago são:

  • Pagamento de pensão alimentícia;
  • Despesas médicas;
  • Despesas com educação;
  • Inclusão de dependentes na declaração.

É importante frisar que há alguns limites para alguns pontos. No caso de despesas médicas, não um valor máximo. Mas para educação sim. Esse valor pode variar de ano para ano, por isso fique atenta ao site oficial da Receita Federal.

Dito isso, a forma mais tradicional para consultar a Restituição do Imposto de Renda, é através do site oficial da Receita Federal. Veja os passos:

  1. Acesse o site oficial da Receita Federal (http://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/consrest/Atual.app/paginas/mobile/restituicaoMobi.asp;
  2. Preencha as informações solicitadas: CPF, data de nascimento e o ano de exercício);
    Consulta de Imposto de Renda
  3. Digite o código de verificação que aparece na tela;
  4. Clique em “Avançar”.

Há ainda mais duas maneiras de realizar essa consulta: através do Receita fone pelo número 146 ou direto no aplicativo da Receita Federal. É possível cadastrar o seu telefone celular e assim que o seu dinheiro da restituição estiver disponível você receberá um SMS informando.

Como funciona os lotes da restituição

restituição imposto de rendaAo todo, são sete lotes de restituição do Imposto de Renda, cada lote corresponde a um mês, sendo de junho a dezembro, todos os anos. O valor a ser recebido é sempre corrigido pela taxa Selic até a data da sua liberação. Assim que esse fica disponível para o contribuinte, não sofre mais alterações.

Existe uma ordem dentro dos lotes da restituição de quem irá receber primeiro. Sendo assim, os primeiros são os idosos, pessoas com alguma deficiência e pessoas com doenças graves. Em seguida, os próximos a receber entrarão na fila pela ordem que a declaração do IRPF 2020 foi entregue.

Ou seja, se você entregou sua declaração do Imposto de Renda 2020 logo no início e tem direito à restituição, receberá logo. Mas, se você deixou para última hora e tem restituição, é provável que receberá o valor em um dos últimos lotes.

Ao fazer a consulta da Restituição do Imposto de Renda 2020 você saberá quando irá receber.

Data da Restituição do Imposto de Renda 2020

Cada lote é liberado em um mês em uma data específica, geralmente entre os dias 15 e 20. Veja o calendário da Restituição do Imposto de Renda 2020:

  • 1º Lote: 16 de junho;
  • 2º Lote: 17 de julho;
  • 3º Lote: 15 de agosto;
  • 4º Lote: 15 de setembro;
  • 5º Lote: 16 de outubro;
  • 6º Lote: 16 de novembro;
  • 7º Lote: 15 de dezembro.

Como receber a restituição

QUEM DEVE DECLARAR O IMPOSTO DE RENDA 2019O  valor da Restituição do Imposto de Renda deverá cair diretamente na conta do contribuinte. Desde que esta tenha sido cadastrada corretamente na declaração do IRPF. Se houver algum erro de digitação, de informação com os dados bancários ou ainda se houver o cancelamento dessa conta, o contribuinte tem até um ano para ir até o Banco do Brasil e pedir pela restituição do Imposto de Renda.

Caso esse prazo de um ano seja perdido, a única forma de conseguir o seu dinheiro é acessando o site oficial da Receita Federal e preenchendo o Pedido de Pagamento de Restituição.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 4

Consulta Imposto de Renda 2020 – Lotes, Data de Restituição, Como Consultar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *